Para que se obtenha uma boa instalação elétrica, é necessário, primeiramente, elaborar um projeto elétrico, para definir o funcionamento mais adequado da instalação, os materiais e aparelhos que vão ser utilizados, a maneira como esses itens serão instalados e as normas de segurança que devem ser aplicadas.
No projeto elétrico, constam as plantas baixas dos imóveis, que mostram a localização dos pontos de energia elétrica; um sistema emergencial composto de pára-raios, luzes de emergência e alarmes e detalhes acerca das malhas de caixas de passagem, aterramento, entradas de energia, entradas telefônicas e diagramas (unifilares e multifilares).
Portanto, uma boa instalação elétrica deve ser feita seguindo as orientações prescritas no projeto e utilizando materiais que estejam de acordo com as especificações técnicas determinadas. A instalação elétrica, quando bem feita, possibilita o bem estar e segurança ao usuário, proporcionando a iluminação adequada a cada ambiente, a distribuição inteligente de tomadas no ambiente, a facilidade de manter o imóvel iluminado, através de um sistema lógico de instalação de interruptores, entre outros.