Os eletricistas utilizam diversas ferramentas, que facilitam o trabalho e proporcionam maior segurança durante as instalações.
- Chave de fenda: normalmente, os eletricistas utilizam duas chaves de fenda. As menores servem para fixar parafusos e para prender fios em terminais de interruptores, tomadas e soquetes de lâmpadas. As maiores são usadas para trabalhos mais pesados, como fixar interruptores em caixas embutidas ou isoladores em peças de madeira.
- Chave Philips: destinadas ao uso em aparelhos elétricos que possuem um tipo de parafuso chamado Philips.
- Alicate de corte lateral: serve para cortar e descascar fios. É indicado que o alicate seja pequeno e possua cabo isolado para que possa interagir com a eletricidade em segurança.
- Alicate de ponta fina ou "bico de pato": este tipo de alicate é útil para dobrar fios e puxar suas pontas, além de segurar peças em seus devidos lugares, enquanto o eletricista faz a instalação elétrica.
- Alicate de eletricista: o principal diferencial desse alicate é sua estrutura, que possui orifícios destinados ao encaixe dos fios, possibilitando que eles sejam descascados com diferentes diâmetros, além da função básica de cortar os fios.
- Descascador de fios: esta ferramenta possui duas lâminas onde o fio fica preso. Ao puxá-lo, a capa do mesmo é removida.
- Lâmina ou canivete: essas ferramentas de corte servem para raspar pontos de conexão, cortar pedaços não metálicos de instalações, remover resíduos de fios, entre outras funções.
- Lima: essa ferramenta é utilizada para nivelar superfícies de encaixe ou remover partes oxidadas de peças metálicas.
- Cinzel: remove peças presas e corta peças de textura mole.
- Martelo: as batidas com o martelo podem ajudar a fixar ou a retirar peças de algumas superfícies.
- Furadeira: a furadeira utilizada pelos eletricistas pode ser manual ou elétrica. É recomendável que o profissional disponha de um jogos de brocas para metal e cimento.
- Serra de arco: essa ferramenta serve para cortar condutos de fios de metal, preparar partes de metal e realizar os devidos cortes.
- Arame ou fita de passagem (passa-fios): ajuda o eletricista a puxar os fios para dentro dos condutos elétricos, ao realizar uma instalação. Por essa razão, é considerada uma ferramenta indispensável.
- Teste de tensão: esta ferramenta é capaz de verificar a existência de tensão em um determinado ponto da instalação, através de uma lâmpada de neon e duas pontas de prova.
- Lâmpada de prova: utilizando esta ferramenta, é possível detectar a existência de tensão na instalação elétrica, bem como sua voltagem (110v ou 220v), através do acendimento e da intensidade do brilho da lâmpada.
- Teste de continuidade: com essa ferramenta, os eletricistas verificam a continuidade dos circuitos e o funcionamento dos interruptores.
- Multímetro: ferramenta capaz de testar o funcionamento de aparelhos elétricos.
- Lanterna ou farolete: auxilia o eletricista quando ele precisa realizar trabalhos na ausência de luz.
- Fita isolante: espécie de fita adesiva, com superfície de textura emborrachada, adequada para isolar correntes elétricas em conexões e aparelhos eletrônicos.
- Busca-pólo: essa ferramenta é constituída de uma lâmpadea neon e um resistor de alto valor, instalados em um tubo que, quando é encostado a um pólo, é aceso. Ao encostar a ferramenta em pólos neutros ou no fio terra, a lâmpada não se acende.